PENSANDO A NEGRITUDE

O Núcleo de Oficinas e Eventos da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (NOE) promove o encontro-reflexão Pensando a Negritude na Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1184), hoje, 19 de novembro, a partir das 15 horas.

O filme Pedra de Cais, de Silvio dos Santos Silva, sobre a Revolta da Chibata, com foco no movimento promovido por marinheiros em 1910, liderados por João Cândido, o Almirante Negro, foi encenado por alunos da Escola Municipal Finlândia.

Como parte da programação, haverá leitura de trechos de O Abolicionismo, de Joaquim Nabuco, um painel-síntese sobre a trajetória do povo negro no Brasil, além de contos e cantos.

Participação de alunos da E. M. Finlândia, de representantes do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos/Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos (Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade, IPHAN, na Categoria Preservação do Patrimônio Natural e Arqueológico, edição 2010).

As atividades fazem parte do Projeto Brasil Multicor que contou com uma exposição sobre Angola (Um País em Permanente Transformação), dança e percussão (Casa Cultural Afro Zimbauê), mesa redonda (Do direito à universidade à universalização do direito: as políticas de ações afirmativas e a luta para afirmação do direito à educação superior no Brasil), e uma oficina de demonstração de penteados Afro, com a presença de representantes do Espaço Cultural do Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro, além de apresentações de Maculelê e Tambor de Crioula, lançamento do livro Canavial, de Joilson e filmes A Loucura do bem e Missão possível?

O Núcleo oferece ações permanentes no Centro Cultural Light, com oficinas de Leitura e Expressão.

Por: Yolanda Stein

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: