Tinha um livro no meio do caminho…

Foi um dia para ninguém botar defeito, com muito sol, muita gente na praia e 1.000 livros distribuídos de graça no Calçadão de Copacabana. O feriado de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, caiu como uma luva para o Projeto Livro de Rua, que desde cedo atraía a atenção de quem passava pelo posto 6.

Ali, inspirados pela imagem circunspecta do poeta Carlos Drummond de Andrade, os voluntários do projeto deram mais uma vez sua contribuição ao processo de difusão e democratização da leitura.

Centenas de pessoas paravam diante das estantes cobertas de livros, que se destacavam entre os banhistas e a areia da praia. Curiosidade de uns, interesse de outros.

Entre um livro e outro no meio do caminho, tivemos a grata satisfação de receber dois novos autores de gerações distantes: o já maduro Fernando Weiss, autor de Femina (com vários exemplares distribuídos), e a encantadora Mariene Lino, que aos 9 anos escreveu O Som Misterioso, com belas ilustrações de seu coleguinha Caio Pacheco, da mesma idade.

 A atividade, de cunho sócio-cultural, não se limitou à distribuição dos livros, que, por si só, já fizeram a festa dos cariocas. Foi além. As pessoas chegavam, escolhiam o título que mais lhes agradasse e ainda proseavam umas com as outras.

Funcionou como um espaço de bate-papo, troca de idéias, sugestões e, o que é primordial para a continuidade do projeto, muitas doações e promessas de futuras doações

Mais uma vez, fizemos bonito. Sem esquecer que tudo isso é possível graças ao trabalho e dedicação dos voluntários, assim como à disposição dos doadores em libertar de suas estantes os livros já lidos, para que outros possam desfrutar deles.

É uma corrente pró-leitura, só possível se todos seguirem o nosso lema: ler e passar adiante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: