EU QUERO A MINHA BIBLIOTECA

por Christine Fontelles

A Lei 12 244/10, que determina a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, representa um avanço significativo, resultado de cerca de 7 anos de intenso trabalho de advocacy do Conselho Federal de Biblioteconomia. E representa, também, um desafio igualmente expressivo. Estas razões levaram à criação da coalizão EU QUERO MINHA BIBLIOTECA, formada por organizações que tradicionalmente atuam nas áreas de educação, leitura e biblioteca: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Grupo Marista de Solidariedade, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Instituto pela Corresponsabilidade na Educação (ICE), Movimento por um Brasil Literário e Todos pela Educação,.

Imagem

A Campanha, lançada em setembro passado com o objetivo de divulgar amplamente a Lei e a existência de recursos federais destinados à educação que podem ser utilizados também para a criação e manutenção de bibliotecas em escolas (mais informações no site www.euquerominhabiblioteca.org.br), atingiu mais de 1 milhão de pessoas via redes sociais. A novidade deste início de ano é o envio a todos os prefeitos eleitos do País da publicação que orienta sobre acessar tais recursos, também disponível para download gratuito no site.

A convicção é de que através da cooperação entre os diversos setores, da democratização do acesso às legislações e aos recursos existentes e do controle social por parte da população, seja possível planejar caminhos que garantam a efetivação da lei e assegurar, em 2020, que as metas estabelecidas em 2010 sejam cumpridas.

A sociedade deve ser atuante: os pais devem verificar se a escola de seus filhos possuem uma biblioteca e qual a sua situação, tratar este assunto nas reuniões de APMs com outros pais, demandar a efetividade da Lei aos gestores públicos de suas cidades. Acesse o site, saiba mais e cadastre-se para integrar esta rede nacional pela educação para a leitura e de mobilização pela efetividade de um direito: a existência de bibliotecas em todas as escolas do País.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: